segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SUGESTÕES DE CONTEÚDOS - 7ª E ªS

COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO   
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL.   
– COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
_ A experiência religiosa: vivência do mistério do transcendente nas doutrinas, ritos e tradições.
_ Conhecer práticas de espiritualidade das Tradições Religiosas para se relacionar com o transcendente. _ As condutas humanas e as exigências das Tradições Religiosas: as orientações para a vida conforme as diversas Tradições Religiosas (cristianismo, afro, indígenas, islã, etc).
_ Entender que a experiência religiosa é uma das formas dos fiéis se conhecerem melhor e verem seus relacionamentos com os outros e com o mundo.
_ O valor da vida nas Tradições Religiosas (vida em sentido amplo).
_ Perceber as influências das Tradições Religiosas na vida das pessoas e de uma comunidade.
_ A experiência e a fé como fator importante na formação ética das pessoas, conforme apresentada pelos mitos, crenças e doutrinas religiosas.
_ Propor sentidos à vida num contexto pleno de significados como: a fé, as ciências, o conhecimento do sagrado, identidade e corporeidade; diferentes expressões de sexualidade; dons e potencialidades; corpo como templo sagrado; relacionamentos e afetividade.
_ A consciência da sexualidade.
_ Identidade e ética religiosa.
_Descobrir que somos seres em constante processo de construção e que a fé no transcendente auxilia no nosso crescimento como pessoa feliz.
_ Fenômenos religiosos como Nova Era, Santo Daime, pentecostais e carismáticos.
_ Fenômenos com arestas religiosas: futebol, rock, carnaval.
_ Constatar que há diferentes compreensões de transcendente e de religiosidade.
_ Atitudes religiosas: superstições, magias, fetiches.
_ Identificar e compara as doutrinas da reencarnação, ancestralidade, ressurreição e niilismo (nada existe em absoluto) como formas de superar a finitude humana.
_ Religiosidade popular: crendices, romarias, etc.
_ Perceber que há orientações de vida propostas pelas normas, crenças e mitos das Tradições Religiosas. _ Posições sobre o estudo da vida e da morte ao longo da história.
_ Entender que a experiência de fé que é vivida e assumida pode levar a um agir coerente e a um engajamento na luta por vida e cidadania.
_ Fé e engajamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário