quarta-feira, 13 de julho de 2011

Boletim nº 13 - FONAPER







De: Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso < fonaper@fonaper.com.br >
Assunto: Boletim nº 13 - FONAPER




Prezado Educador(a):
Em audiência pública realizada no dia 28 de junho na Comissão de Educação e Cultura, membros da coordenação do FONAPER, filiados, pesquisadores, professores, representantes de diversas denominações religiosas, políticos e demais interessados estiveram debatendo a obrigatoriedade do Ensino Religioso nas escolas públicas, prevista nos projetos de lei 309/11 e 1021/11, do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP).
Este fato é mais um momento histórico do Ensino Religioso no Brasil, em que o FONAPER defendeu a obrigatoriedade da oferta e a liberdade de escolha por parte dos estudantes e seus responsáveis, de acordo com a Constituição Federal e a Lei 9.475/97, que assegura o respeito a diversidade cultural religiosa sem proselitismo. Diante da legislação vigente, ressaltou-se a fundamental importância da publicação de diretrizes por parte do MEC, para a formação de professores para esta área do conhecimento e sua respectiva regulamentação nos Sistemas de Ensino Público do país.
O objetivo do Ensino Religioso não se restringe em apenas estudar a história das religiões, menos ainda, separar os estudantes para que  representantes de diferentes ou algumas denominações religiosas ensinem seus adeptos na escola, incorrendo, neste caso, em práticas proselitistas, tornando a escola um lugar de disputas entre religiões, e não um espaço de construção e socialização de conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade.
A coordenadora de diversidade religiosa da Secretaria de Direitos Humanos, Marga Janete Ströher, alertou para o caráter optativo da disciplina. Mesmo sem proselitismo religioso, ela afirmou que a matrícula dos alunos deve ser facultativa, conforme determina a Constituição. "A obrigatoriedade é uma coerção. No Estatuto da Criança e do Adolescente, está previsto o direito de escolha; entre as liberdades individuais, está a de escolha religiosa ou não", disse Marga Ströher.
O coordenador do FONAPER, Élcio Cecchetti, afirmou que o ensino religioso deve ser encarado como qualquer outra disciplina escolar, com base em pressupostos científicos prevendo o estudo, a compreensão e o respeito a todas as crenças. "Querendo ou não, os alunos precisam de preparo, de conhecimento para lidar com a diversidade, para que não discriminem, não criem mais preconceito do que já existe hoje. Nossa tentativa é trabalhar essa disciplina a partir de um viés de direitos humanos e que consiga acrescentar elementos científicos à vida do educando, para que ele seja cidadão e possa interpretar a realidade com conhecimento", explicou Cecchetti.
O relator dos projetos, deputado Pedro Uczai (PT-SC), destacou a importância da formação de professores na área de Ensino Religioso afirmando que "tem de haver professores formados não na igreja, mas na universidade, para aceitar a diversidade religiosa e cultural, as diferentes teologias e religiões presentes na sociedade. Isso permite respeitar o diverso, o plural, e não só o meu deus, a minha religião, como a única que explica o mundo, a sociedade, a história e a vida".
Chamamos a atenção para a inscrição de trabalhos para o VI CONERE que acontecerá em outubro deste ano. Inscreva-se e socialize suas pesquisas. Para maiores informações, acesse http://www.fonaper.com.br/noticia.php?id=1145. A todos, um ótimo final de semana.
Atenciosamente,
Coordenação FONAPER - Gestão 2010-2012


Notícias
Ministra quer que MEC incentive ensino de cultura afro-brasileira
O centro do debate está na formação de professores...
Leia mais
Ensino religioso nas escolas
Veja matéria publicada na Comissão de Educação e Cultura...
Leia mais
Correio Braziliense publica texto sobre Audiência Pública
Se não tra tado pedagogicamente por profissionais habilitados, ensino religioso pode levar a discriminação...
Leia mais
Debatedores cobram diversidade no ensino religioso em Audiência Pública
Veja o relato do debate...
Leia mais
Representantes do governo, da sociedade e do Legislativo vão discutir ensino religioso em audiência pública
Veja entrevista concedida ä Rádio Câmara pelo coordenador do FONAPER Elcio Cecchetti...
Leia mais
Educação discute obrigatoriedade do ensino religioso
Coordenador do FONAPER é um dos convidados para a mesa...
Leia mais
Chamada de Trabalhos do VI CONERE
A inscrições para apresentação de trabalhos se dará no período de 01 de junho à 14 de agosto... Veja outros detalhes.
Leia mais


Espaço Pedagógico
Uma história que pode ser utilizada no estudo da matriz afric ana
Cosmologia africana...
Leia mais


Espaço do Associado
Renovação de Anuidades
Veja como você pode contribuir com a anuidade ou se filiar ao FONAPER...
Leia mais


Não quero mais receber este informativo (unsubscribe)





Visite os Blogs SolBatt!

http://solbatt.blogspot.com/
http://solbattsenador.blogspot.com/
http://solbattierb.blogspot.com/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário