quarta-feira, 18 de abril de 2012

A bagagem de cada um

A BAGAGEM DE CADA UM.

Uma lenda popular do Oriente conta que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e aproximando-se de um velho perguntou-lhe: _Que tipo de pessoas vive neste lugar? O ancião perguntou então: _ E que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem? _ Um grupo de egoístas e malvados – replicou o rapaz – estou satisfeito de ter saído de lá. _ A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui. _ O velho replicou.
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe: Que tipo de pessoas vive por aqui? O velho respondeu com a mesma pergunta: _ Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem? O rapaz respondeu: _ Um magnífico grupo de pessoas amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las. _ O mesmo encontrará por aqui – respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho: _ Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta? Ao que o velho respondeu: _Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou não poderá encontrar outra coisa.Aquele que encontrou amigos ali também os encontrará aqui. Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito no passado, ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si. O ambiente, o presente e o futuro, somos nós que criamos e isso depende de nós mesmos.

Vamos conversar:
1.Qual é o tipo de bagagem que você carrega? Pare um pouco para refletir sobre como é sua relação com as outras pessoas. Você costuma se relacionar bem?

2.Você se dá bem com todos ou se isola?

3.Existem pessoas com as quais você se dá mal? O que você pensa delas?

Técnica: História- Ensino Religioso.

Vivendo e Aprendendo:
1.De acordo com texto, nós nos relacionamos com as pessoas conforme as nossas expectativas e maneira de ser. Mas isso pode ser mudado. Vamos nos dividir em grupos. Cada grupo deverá escrever em uma folha as principais dificuldades de relacionamento com os colegas em geral. O que cada um acha? Eles são brigões , existem alguns egoístas, outros são fofoqueiros?

2. Depois vamos refletir sobre as características negativas citadas. Será que todos concordam? Quais são os pontos positivos daqueles que achamos fofoqueiros? E daqueles que achamos briguentos? Do que essas pessoas gostam?

3. Por fim, vamos tentar estabelecer quais são as melhores maneiras de criar uma convivência melhor na classe. Quais são as atitudes e posturas que todo o grupo poderia adotar a fim de melhorar o relacionamento com os colegas?

4. Para terminar, cada grupo deverá confeccionar um cartaz que simbolize a amizade e as atitudes positivas que conservam os bons relacionamentos.

Temas Transversais Trabalhados e Valores Resgatados: O texto proposto nos permite desenvolver temas de Ética, como os valores que possibilitam o bom convívio; a reciprocidade nas relações humanas; o preconceito que nos impede de enxergar o outro como ele realmente é, entre outros. Podemos assim resgatar valores como a amizade, a solidariedade, a compreenção, o respeito, a compaixão, entre outros.