domingo, 30 de maio de 2010

BUDA

Biografia

O Buda (o iluminado, em sânscrito) foi Sidarta Gautama, nascido na região do Himalaia (Índia). Viveu por volta de 563 a.C a 483 a.C.

Era integrante de uma rica família da região e teve uma vida repleta de luxo e segurança até os 29 anos de idade. Sua família não permitia que ele entrasse em contato com a vida fora do palácio e, portanto, Sidarta desconhecia a miséria.

Porém, quando entrou em contato com a pobreza de grande parte da população e com o sofrimento humano, resolveu mudar radicalmente sua vida. Saiu do palácio, deixando esposa e família, e passou a buscar explicações e soluções para o sofrimento humano.

De acordo com os relatos da época, Buda começou a meditar até alcançar a iluminação. A partir deste momento, passou a divulgar seus ensinamentos. O princípio básico do budismo é a busca pela anulação dos desejos materiais como meio de terminar com o sofrimento. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de ações e pensamentos corretos (positivos).


Frases de Buda


- "Se o telhado não for bem construído ou estiver em mau estado, a chuva irá entrar na casa; assim a cobiça facilmente entra na mente, se ela é mal treinada ou fora de controle."

- "A pessoa que protege sua mente da cobiça, e da raiva, desfruta da verdadeira e duradoura paz."

- "Dominar-se a si próprio é uma vitória muito maior do que vencer a milhares em uma batalha."

- "Fazer o bem, abster-se do mal e limpar seus pensamentos, são os mandamentos de todo iluminado."

- "Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário