ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
CURSO DE EXTENSÃO EM ENSINO RELIGIOSO
SÃO LUIZ GONZAGA
FUNDAMENTOS DO ENSINO RELIGIOSO
Dra. LAUDE ERANDI BRANDENBURG
CHAVE DE LEITURA
Noeli Schnorrenberger
1.0. Fazer apanhado:
A nossa sociedade considerou a racionalidade e o resultado imediato do lucro como conceitos primordiais, portanto, as ciências, humanas e a espiritualidade ficaram, ou relegadas ao segundo plano, ou mesmo foram suprimidas. É o que aconteceu tanto com a religião, quanto com o Ensino Religioso. Alguns para não suprimi-la tornaram-na útil, fonte de negócio terreno ou com Deus pelas promessas.
Atualmente estes conceitos estão mudando. “A religião encontra uma certa respeitabilidade em decorrência dos questionamentos dirigidos à racionalidade moderna”. A sociologia, a antropologia, a psicologia da religião e a teologia ocupam-se do papel da religião na sociedade e sua importância para o ser humano. O Ensino Religioso aborda a dimensão religiosa do ser humano .A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) aponta para o respeito à diversidade religiosa brasileira. Daí a importância da abordagem do fenômeno Religioso.
Diversidade religiosa brasileira: antes de 1500 havia a vivência religiosa indígena. Os colonizadores trouxeram o cristianismo pela igreja católica. Imigrantes trouxeram confissões religiosas cristãs e não cristãs. Diversas confissões religiosas passaram a conviver e movimentos com características neo-pentecostais e orientais proliferam. É o pluralismo religioso.
“A religiosidade está em alta, a religião está em baixa”. Alguns povos não conhecem o termo religião e têm sua concepção religiosa impregnada no cotidiano. A religiosidade tem relação com a razão da existência do ser humano e das coisas. É a dimensão religiosa intrínseca no ser humano e no elemento religioso presente na organização cultural do povo. Manifestação psíquica e pessoal ou grupal da dimensão religiosa que pode ser expressa dentro ou fora de uma instituição religiosa.
Religião pode significar relegere - “realização escrupulosa das observâncias cultuais, no respeito e na piedade devidos aos poderes superiores”. Re-elegere - voltar a escolher. Re-ligare – criar laços. Tendência atual – re-ligação do sujeito consigo mesmo, com o mundo que o cerca e com o transcendente, com o que está fora dele. Está ligada a idéia de organização institucional.
Religião e religiosidade interagem, ou se misturam e/ou se contrariam.
2.1. Ponte entre sagrado e profano:
A abordagem da religião sob a ótica antropológica é a reconstrução da ponte entre o sagrado e o profano, o reencontro com o sagrado. Por longa data viveu-se a dicotomia entre essas duas grandezas. A modernidade, principalmente no ocidente, isolou o sagrado nos templos com a concordância da teologia cristã. Torna-se essencial a redescoberta da importância essencial que o sagrado tem em toda a existência humana.
A dimensão religiosa do ser humano é ratificada pela idéia do “homo religiosos”, o ser humano universal. Esse é visto como o único capaz de religar ou tentar religar as diversas dimensões que a realidade apresenta, principalmente aquelas que a razão não pode atingir. É a característica indagadora sobre a vida que reafirma essa dimensão. O sentido da vida passa a ter grande importância. As perguntas “Quem eu sou? De onde vim? Para onde vou?” impulsionam o agir consciente do ser humano. Esse passa a ser um ativo participante do processo cósmico.
O mito:
É a busca da explicação do sagrado, uma representação do pensamento sobre o divino através da linguagem do ser humano. É um relato fundador que marca a realidade das coisas. É a tentativa do ser humano em aproximar-se, simbolicamente, do sagrado.
O Rito:
O rito constitui-se como ação consonante à visão de mundo representada no pensamento. É o esforço humano de aproximação e abertura ao sagrado. Ele permite tornar sagradas as energias profanas, as realidades materiais, bem como estimula a emergência do sagrado no profano. O rito faz de cada pessoa ou sociedade o eixo ou centro do mundo. É capaz de superar o combate antagonista de todas as dualidades, tornando-as complementares. Os ritos falam do mundo da pessoa e para esse mundo. Representam uma espécie de participação. Supõe o acesso de todos ao sagrado.
Religião étnica:
Os comportamentos religiosos podem ter origem de vários fatores, entre eles a ligação entre religião e etnia. A religião pode ter relação com a identidade de um determinado grupo étnico.
Religião e cultura:
A cultura e a religião não podem ser vistas de forma dissociada. Por isso a participação deve ser compreendida no contexto da vivência da religião de grupos determinados. Cultura e religião são interligadas e interdependentes. Só o diálogo pode aproximar culturas e religiões.
2.3.1. Teorias do desenvolvimento religioso:
- Teoria da Conversão religiosa:
Período de inquietação, a crise em si, o período de paz e a expressão através do comportamento. Causa a reestruturação do campo cognitivo e emocional. Acentua-se na adolescência devido a definição da identidade.
- Teoria da Predisposição religiosa:
Significa que cada pessoa possui uma capacidade religiosa arraigada na sua natureza humana. “O fundamento do religioso é inapreensível para a razão, mas pode ser experimentado pelo sentimento. O ser humano é visto como alguém atingido de fora. O irracional é um elemento de toda religiosidade.” Encontram-se também os indicativos de herança biológica, ou seja, de predisposição genética do aspecto religioso.
Yung na sua teoria do inconsciente coletivo aponta para a idéia de que certos arquétipos estariam presentes na expressão religiosa das pessoas, independente de sua confissão religiosa. A religião é essencial para à vida e sua ausência é a causa de neuroses.
Para Freud a religião adquire um caráter de neurose que pode ser curada através do amadurecimento emocional. Intersecção entre princípio da realidade e princípio do prazer. Cultivar e libertar-se do sentimento de culpa.
- Teorias interpessoais: acenam para a existência de uma certa predisposição religiosa no ser humano. O ser humano teria uma vocação para a inter-relação com o meio que o cerca e com o transcendente.
- As teorias cognitivas relacionam o desenvolvimento religioso com as atividades mentais e estruturais.
- A teoria da socialização religiosa atribui “a religiosidade a processos sociais de aprendizagem.” Coloca em questão o que ela significa para o ser humano (sistema de valores da sociedade).
- Teoria do desenvolvimento religioso por imitação: na relação de religião e ambiente há a aprendizagem por modelos (Cristo como modelo de vida).
2.3.2. Experiência religiosa:
É uma forma de contato com uma realidade. Um encontro vivido de uma pessoa que é confrontada pelo outro, percebido como tu. Diz respeito a vida humana, da pessoa como um todo. É uma vivência feita pessoalmente. É um modo de conhecimento, um fazer consciente. É pergunta pela vida e pelo sentido da existência. É compromisso do eu com a vida através de perguntas contínuas. Acolher construtivamente a dúvida é fundamental no tratamento da questão religiosa.
A oração, a adoração, a busca de orientação no livro sagrado e a fé são as formas mais expressivas de experiência religiosa.
2.3.3. Distinção entre religião saudável e religião doentia:
A crença religiosa fortalece a saúde mental quando:
1. constrói ponte entre as pessoas;
2. fortalece o senso de confiança e de relação com o universo;
3. estimula liberdade interna e responsabilidade pessoal;
4. move o senso de culpa para perdão, fornece orientações éticas significativas e leva a pessoa a auto-aceitação a partir da aceitação de Deus;
5. aumenta a alegria pela vida;
6. lida de forma construtiva com sexo e agressividade;
7. encoraja a aceitação da realidade;
8. enfatiza o amor e o crescimento;
9. dá aos seus adeptos um “quadro de orientação” (valores, sentido de vida) e objeto de devoção adequado para a trabalhar de forma construtiva com ansiedades existenciais;
10. encoraja a pessoa a relacionar-se com seus significados inconscientes através de símbolos vivos;
11. esforça-se para mudar comportamentos neuróticos da sociedade;
12. fortalece a auto-estima.
A religiosidade saudável cura a personalidade enferma; a religiosidade doentia torna enferma a personalidade; a personalidade enferma torna a religiosidade doentia; a personalidade sã cura a religiosidade doentia.
Posicionamento:
A humanização do ser humano passa necessariamente pela educação religiosa, considerando que do cultivo de uma espiritualidade saudável depende o equilíbrio de sua saúde mental, física e espiritual. Dela também depende a integração harmoniosa com os semelhantes pelo cultivo dos valores inerentes à espiritualidade e que levam a harmonia com o Outro. É imprescindível para a compreensão do seu papel de Cuidado essencial num mundo que manifesta os resquícios da exploração e destruição.
A educação integral pressupõe a re-ligação do sujeito consigo mesmo, com o Outro, com o mundo que o cerca e com o transcendente.
Este blog foi desenvolvido com o intuito de colaborar com as pesquisas na área do Ensino Religioso.
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DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
ResponderExcluir(GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.
Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:
(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.
Outro exemplo:
(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.
(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE; (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.
(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).
eu adoro religioao rsrsrs
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